10 Cursos de graduação para concurso público fácil de passar

Você deseja fazer um concurso público fácil mas precisa primeiro obter seu curso de nível superior?  Veja algumas dicas sobre as áreas de estudo que geralmente são mais requisitadas em certos concursos e os cursos que podem te ajudar a ter mais sucesso nesses concursos:

  1. Direito: cursos de Direito são frequentemente considerados um caminho para carreiras jurídicas, incluindo juízes, promotores, advogados e defensores públicos.
  2. Administração: essa área é indicada para quem deseja seguir uma carreira em cargos administrativos, como em prefeituras, câmaras municipais, governos estaduais e federais.
  3. Contabilidade: uma graduação em Contabilidade pode levar a trabalhar em órgãos de controle interno ou externo, como tribunais de contas, Receita Federal e empresas públicas.
  4. Economia: profissionais formados em Economia podem ter oportunidades em órgãos públicos relacionados a finanças, como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Fazenda.
  5. Engenharia: engenheiros civis, elétricos e mecânicos são frequentemente requisitados em concursos públicos para vagas em órgãos como a Petrobras, a Eletrobrás e as forças armadas.
  6. Medicina: uma graduação em Medicina pode levar as carreiras em hospitais públicos, bem como em cargos em órgãos públicos como o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
  7. Psicologia: profissionais de Psicologia podem ter oportunidades em concursos para cargos em órgãos como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Prisional e o Judiciário.
  8. Serviço Social: essa área pode levar a cargos em órgãos públicos relacionados a assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
  9. Pedagogia: uma graduação em Pedagogia pode levar a oportunidades em concursos para cargos em escolas públicas, secretarias de educação e órgãos como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
  10. Tecnologia da Informação: profissionais de TI são frequentemente requisitados em órgãos públicos como a Polícia Federal, a Receita Federal e empresas públicas de tecnologia.

Lembre-se de que a escolha do curso de graduação deve estar alinhada com suas habilidades e interesses pessoais, e não apenas com a possibilidade de passar em um concurso público fácil. Além disso, a aprovação em concursos públicos também depende de uma série de fatores, como a qualidade do estudo, a preparação adequada e a concorrência para a vaga em questão.

Qual curso superior mais rápido para concurso público fácil?

Isso depende de diversos fatores, como a área de atuação do concurso, a quantidade de vagas disponíveis e a concorrência para o cargo em questão.

Encontre um Bolsa de Estudos e consiga até 80% de desconto em diversos cursos, acesse aqui as bolsas de estudos.

Imagem freepik.com

No entanto, existem algumas opções de cursos superiores que têm uma duração mais curta, o que pode permitir que o candidato se prepare para concursos públicos em um tempo menor. Algumas dessas opções incluem:

  1. Tecnólogo: os cursos tecnológicos são cursos de nível superior que têm uma duração média de 2 a 3 anos. Eles são focados em áreas específicas do conhecimento e podem ser uma boa opção para quem deseja se especializar em uma determinada área e se preparar para concursos relacionados a essa área.
    Em algumas faculdades é possível finalizar um curso superior de tecnologia em somente 18 meses, dê uma olhada na UniBF https://pensandohoje.com.br/unibf
  2. Curso técnico: os cursos técnicos são opções de formação mais rápida, geralmente com duração de 1 a 2 anos. Eles são focados em habilidades práticas e podem ser uma boa opção para quem deseja se preparar para concursos na área técnica, como em órgãos públicos de tecnologia, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que a escolha do curso superior deve ser baseada em seus interesses e aptidões, e não apenas na duração do curso. É importante escolher uma área de estudo que seja compatível com seus objetivos profissionais e que lhe proporcione satisfação pessoal.

Quais concursos públicos mais fáceis aceitam qualquer curso superior?

Existem alguns concursos públicos que aceitam candidatos com qualquer curso superior, independentemente da área de formação. Esses concursos geralmente são destinados a vagas que exigem apenas o nível superior de escolaridade, sem uma formação específica em determinada área. Alguns exemplos de concursos que costumam aceitar qualquer curso superior são:

Deseja continuar ou terminar seus estudos e precisa ajuda? Solicite aqui sua consultoria educacional gratuita.

  1. Concursos para cargos de nível superior em órgãos públicos, como analista administrativo, analista de sistemas, analista financeiro, entre outros.
  2. Concursos para cargos em áreas como comunicação, cultura, esportes e turismo, que não exigem uma formação específica em determinada área.
  3. Concursos para cargos em tribunais, como analista judiciário, que podem exigir conhecimentos gerais em Direito, mas não necessariamente uma formação em Direito.
  4. Concursos para cargos em áreas de tecnologia da informação, que podem exigir conhecimentos específicos em programação, banco de dados, redes, entre outros, mas não necessariamente uma formação em uma área específica.

No entanto, é importante lembrar que mesmo em concursos que aceitam qualquer curso superior, é preciso ter um bom desempenho nas provas e uma boa preparação para ter chances de ser aprovado. Além disso, em alguns casos, é possível que haja preferência por candidatos com formação em determinada área, o que pode aumentar a concorrência para a vaga. Por isso, é importante estar atento às especificidades de cada concurso e se preparar adequadamente.

Qual o estado menos concorrido concurso público?

A concorrência varia bastante de acordo com o cargo, a região e o órgão público em questão. Alguns estados e regiões podem ter uma demanda menor por determinados cargos, o que pode tornar a competição menos acirrada em relação a outros lugares.

No entanto, é importante lembrar que a concorrência não deve ser o único fator a ser considerado na escolha de um concurso público. É preciso avaliar outros aspectos, como o salário oferecido, as condições de trabalho, a estabilidade do cargo, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, entre outros. Além disso, é importante escolher um concurso que esteja alinhado com suas habilidades, interesses e objetivos de carreira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *